top of page

Diário De Bordo | O meu primeiro emprego #2

Olá a todos, como estão? Espero que todos bem e que tenham uma boa semana dentro dos cuidados necessários para solucionar esta pandemia. Sejamos por todos!

Para hoje no blogue, vou falar-vos daquela que vai ser sempre a grande experiência da vida, acho que quase a primeira em tudo. A procura, o acontecer, as emoções variadas, tudo… Espero que gostes e vamos lá…

Photo by fauxels on Pexels.com

Este post um pouco em continuidade do anterior, (que vos irei deixar o link no final para que possam ver se ainda não o tiverem feito) acho que faria mais sentido começar pela razão que me fez mudar e sair da minha pequena vila.

Poderia falar de mil coisas, mas acho que a primeira de todas é que não devemos deixar de arriscar nunca! Sabem aquele pensamento “ai gostava imenso porém é super longe” , EU SÓ VOS DIGO ARRISQUEM. Digo isto porque eu sou um dos exemplos que nada se perde, posso vos dizer mais ainda : atualmente temos amigos pelo mundo ou pais inteiro correto? Então ai está mais uma oportunidade para ires, para arriscares e tentares quem sabe.

De maneira que vou tornar este post ligeiramente diferente mas de um modo geral respondendo a todas as possiveis perguntas. Caso tenhas mais perguntas podes sempre deixar nos comentários.

Como iniciaste a tua procura pelo primeiro emprego?

A procura já vem desde os meus 17 anos porque além de precisar de dinheiro, também não sei estar parada muito tempo e preciso de me ocupar com algo. A verdade também é que assim que soube que surgiu a oportunidade de na minha vila frequentar o Projeto de Verão eu inscrevi-me e estive nisso ate aos meus 19 anos. Após Junho surgiu a necessidade de começar a procurar por algo pois sabia que para já não posso ingressar nos estudos universitários , e começei por modificar o meu curriculo.

Enviei currículos para todas as áreas(zonas) que achei serem indicadas para mim, sem dar importância á função que pediam por motivos que : não tinha experiência profissional logo temos de começar por algum lado, e o primeiro emprego não podemos querer mais do que não podemos ter (se me entendem).

O que é mais importante constar no curriculo? E onde o fizeste?

O meu currículo começei por fazer online, no Curriculum Vitae, onde existe alguns exemplos que te ajudam a fazeres o teu primeiro curriculo se for o caso.

O mais importante : uma fotografia tua visivel que és tu, data de nascimento, morada, contacto, se já exerceste algum tipo de trabalho ( o que fazias, quando iniciaste, quando terminaste) , a escolaridade por ti concluida ou não , o que sabes fazer a nivel de conhecimentos informáticos (o que atualmente se torna muito importante).

Como foi a primeira entrevista? Estavas nervosa?

A entrevista aconteceu no dia 13 de setembro de 2019 em Torres Novas. Estava um pouco nervosa por não conhecer a cidade, por não saber se seria uma viagem um pouco sem sentido caso não conseguisse.

Em geral, estive 1 ano e quase 1 mês no emprego, é como tudo na vida existe momentos altos e baixos e existe aquele limite que nós achamos que já chega e temos de tomar decisões na vida. Eu despedi-me por estar cansada fisicamente e mentalmente do ambiente e das pessoas, algo que nunca omiti de ninguém. Se gostei? Claro que sim, adorei , a experiência com um novo mundo, novas pessoas fez-me crescer muito acreditem. Aconselho vivamente a não se prenderem a um computador em casa e a sair há procura de um emprego.

1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page