top of page

Diário de Bordo| A minha carta de condução…

Olá a todos, como estão? Espero que bem e que a cumprir o necessário para este vírus maldito passar. Por cá está tudo bem, dias bastante intensivos de trabalho que me deitam completamente abaixo e chego cansada, porém tento estar presente pelo instagram do blogue onde podem encontrar mais coisinhas. Vou tentar experimentar um formato novo e como tal, espero que acompanhem, uma espécie de vídeos onde falo com vocês.

Ao longo das semanas já descobri de novo a app que usava antigamente para programar para o blogue, o que me tem facilitado bastante durante a semana (quem não sabe eu programo o conteúdo á semana, para ser mais fácil e assim numa folga seguinte programo a restante).

Bem relativamente ao post de hoje, condução, eu pensei que seria um bom tema a trazer por cá porque é algo do meu dia a dia, uma pequena batalha que eu enfrento e vou vos explicar tudo. Também vou aproveitar para abordar algumas questões que possam surgir e se eventualmente tiverem mais questões podem deixar nos comentários.

Vamos lá…

Photo by Lady Escabia on Pexels.com

Então como todo este processo começou?

Era exatamente para ter começado quando eu tinha 18 anos, ainda estudava, e faria as duas coisas ao mesmo tempo. Porém o meu pai cortou-se nisso porque envolvia gastar dinheiro comigo e foi tudo adiando ao máximo, como sabem comecei a trabalhar em setembro de 2019 e pensei em começar a ver de sítios para tirar a carta. E na altura comecei ao mesmo tempo que o meu primo. Numa escola no Entroncamento, com uma mega promoção.

Qual é a tua categoria? O que foi preciso para te inscreveres nas aulas?

Em primeiro lugar necessitas, de uma declaração do teu médico de família que comprove que estás apto para conduzir e se usares óculos (teres obrigatoriamente de tirar a fotografia para a carta com os mesmos colocados). Depois necessitas de avaliar os preços de acordo com o que podes gastar, e dirigires-te á escola e informares que o queres fazer e dir-te-ão a documentação necessária.

Em segundo, a minha categoria é a B, para conduzir automóveis. A categoria depende muito do que pretendes conduzir, a idade mínima são 16 anos para as aulas e 18 para ires a exame.

Como estudas? Alguma dica?

Ainda estou bastante atrasada porque, em Março quando o covid chegou e fechou tudo eu não podia (evidentemente) fazer nada * estava a fazer mais horas de trabalho, super cansada, estava a morar sozinha fazia dias e toda as novas emoções que se vieram a sentir depois, punha-me um pouco desanimada e nunca mais peguei no que quer que fosse* , e como tal eu agora mais tarde reescrevi-me numa outra escola mais perto do trabalho. Fi-lo porque atualmente as escolas não estão a vir buscar os alunos e fase há situação em que estamos, temos de nos adaptar novamente e como tal assim foi.

Relativamente ao meu estudo, não sou muito pro e acho que ainda tenho muito a melhorar e acho que até me desanimo ao fazer os testes (para ser sincera). Têm os livros de condução e têm algumas aplicações para o telemóvel que podem instalar e ir realizando testes, á parte dos que fazem nas aulas teóricas na escola.

Quantas aulas tens de ter? Tens de ir ás aulas teóricas?

35 teóricas, 35 práticas. Sim e não… Então, teoricamente tens de ter metade (16) feitas para começares a pegar no carro/mota ainda antes de ires ao exame final. Depois de umas 4 aulas no teórico irás passar há fase da marcação do exame e posteriormente assim que completes essa fase, irás começar apenas na condução até ao exame final. É obrigatório ir as aulas para poderes completar essas aulas, só se alguém se encarregar e assinar como compareceste.

Como fazes com o covid?

De acordo com o horário que tinha no trabalho antigo e nas aulas da escola de condução, defini 3 dias para ir ás aulas. Depois de ter mudado de trabalho e fase há nova condição da cidade, as aulas ficaram mais reduzidas a um número e o meu horário ainda está em adaptação como tal só tenho feito testes em casa. De maneira que tiro as minhas dúvidas via e-mail.

De momento, como eu disse tenho estado a fazer os testes em casa e tentando compreender as minhas dúvidas. Se tiverem alguma questão a fazer podem deixar ai. E como é ou foi a vossa experiência?

1 visualização0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page